Novo Xbox pode ser até quatro vezes mais potente que o Xbox One o Xbox Scorpio .
Além disso, outro modelo deve ser anunciado oficialmente já durante a E3 2016: uma versão menor e mais compacta com o mesmo hardware — a diferença estaria no design do controle.
"O console será 40% menor do que atual e também deve oferecer suporte ao 4K", teria dito uma das fontes do The Verge.
Obviamente, preços ainda não foram revelados sobre o Xbox One diminuto, mas o lançamento, de acordo com os supostos planos da Microsoft, está marcado para agosto deste ano.
Xbox Scorpio?
Scorpio, o Xbox One top de linha
Já o console mais potente, que tem o codinome Scorpio, não deve ser lançado até o final de 2017. Isso porque ele representa "uma evolução das gerações do console", sendo algo entre "um video game totalmente novo da plataforma Xbox" e "uma continuação do atual Xbox One".
A MS quer passar uma mensagem clara: estamos vivos no jogo
Não é segredo para ninguém que o PlayStation 4 vem batendo o Xbox One em vários mercados e, nesta guerra, já podemos declarar um vencedor. Por isso, o foco da equipe de desenvolvimento do Xbox é o poder de fogo.
O PS4, normalmente, roda os jogos com resoluções e taxas de quadro maiores. Então, a Microsoft está pronta para buscar uma virada: a meta do Xbox Scorpio é desempenhar 6 teraflops de potência.
Para você entender melhor, atualmente, os números são os seguintes:
- Xbox One: 1,32 teraflops
- PlayStation 4: 1,84 teraflops
O provável "PlayStation 4 Neo", nome do console mais poderoso que a Sony deve lançar, vai trabalhar com 4,14 teraflops, segundo os rumores. Por isso, ao estabelecer 6 teraflops para o Scorpio, a Microsoft quer passar uma mensagem clara: "estamos vivos no jogo".
Oculus Rift
Não é só o hardware
Além de ter uma potência absurda, quando falamos em consoles, o Scorpio deve rodar games de versões anteriores, como o Xbox One. Outro suporte interessante que está sendo indicado é o Oculus Rift. Com a potência que a Microsoft pretende colocar no console, trabalhar com a realidade virtual vai ser mais fácil.
A Microsoft deve revelar os planos durante a E3
Um fator citado pelas fontes é a urgência que a companhia tem em virar o jogo contra o PlayStation 4. Por isso, a E3 2016 promete.